Blog do Santinha

Crônicas, opiniões, desabafos e comemorações sobre o Santa Cruz Futebol Clube e a torcida mais apaixonada do Brasil

Arruda, um estádio feito de cimento e suor

Pouco depois da criação do Blog do Santinha, publicamos de agosto a outubro de 2005 uma sequência de imagens históricas do Arruda. Agora, às vésperas da definição do estádio que receberá o jogo da Seleção Brasileira pelas eliminatórias da Copa de 2010, quando o “Mundão” entra na berlinda por conta dos oportunistas que tentam criar as condições para levar essa partida para o campo da Ilha do Retiro, acreditamos que é hora de republicar aquelas imagens.

Na época da publicação inicial, o blog era acompanhado por 30 ou 40 gatos pingados. Como chegamos a casa dos 1.100 fanáticos por dia, chegou a hora de resgatar a memória do estádio do José do Rego Maciel, um estádio construído a partir da mistura de suor, sonho e cimento. E, por isso mesmo, uma história que precisa ser respeitada.

estadio1959.jpg

1959: as arquibancadas de madeira e os postes de ilumunação eram de segunda mão e tinham sido comprados ao Vovozinha, de Santo Amaro. O campo estava em outra posição perpendicular à posição atual: as barras ficavam para a rua Rosa Gattorno e avenida Beberibe.

estadio1964.jpg

1964: Começam as obras para a construção do Colosso do Arruda. A foto mostra a remoção do material (as arquibancadas de madeira já tinham sido desmontadas) e o início da limpeza do terreno.

 

PS. As fotos pertencem ao acervo do Diário e Pernambuco e foram cedidas pelo superintendente do jornal, o tricolor Joezil Barros.

 

PS 2 – Amanhã, o Diário de Pernambuco publicará o balanço do ano 2006. Será que, finalmente, a torcida ficará sabendo quanto o clube arrecadou com a venda de Carlinhos Bala?

66 Comentários

  1. Gravatar 1
    Marcelo Beltrão

    27 de abril de 2007 às 12:58
    Belas fotos ! Se houver uma sequência cronológica das fotos, ficará melhor ainda. Uma dúvida dúvida: Quem tirou as fotos ? Pra mim, foi Samarone…
  2. Gravatar 2
    Cristiano Pastichi

    27 de abril de 2007 às 13:22
    Muito bom republicar as fotos históricas do Mundão pra quem não viu na época. Eu era um dos gatos pingados e salvei todas.

    Marcelo, se não me engano as próximas são de 67 e 69, estão em ordem cronológica sim.

  3. Gravatar 3
    Luiz

    27 de abril de 2007 às 13:26
    Seria interessante montar um painel na entrada da sede para mostrar o maior orgulho da nação tricolor “O MUNDÃO DO ARRUDA”. Mostrar a luta de uma torcida para levantar sua casa,seu estádio.
  4. Gravatar 4
    Leonardo Jr.

    27 de abril de 2007 às 13:46
    Também salvei as fotos.

    A idéia do Luiz é ótima!

  5. Gravatar 5
    Marcelo Beltrão

    27 de abril de 2007 às 13:49
    Valeu Cristiano ! Vai ficar massa.
  6. Gravatar 6
    Alex

    27 de abril de 2007 às 14:28
    Quarta feira, dia 25 de abril, chego do trabalho cansado e stressado, abro a porta e dou de cara com meu filho de 7 meses….ele é só sorriso e alegria, pura felicidade, esqueço de tudo, problemas e Stress já era……….brinco com ele até a hora dele dormir……….Janto, vejo a TV e me lembro: hoje tem jogo da coisa!!! Pronto!!! A noite hoje vais ser um tormento, a arrogância, mal educação vai imperar……….O merecido descanso de milhares de pessoas, o sono tranqüilo vai ser interrompido por uma minoria mal educada e arrogante, que buzinaram o grito de “guerra” do Vasco, gritos ecoaram das casas, fogos…..
    Lei do silêncio, bom senso, respeitar o direito dos outros…… Que nada!, Para eles senhores de tudo, acima do bem e do mal, isto não existe………Se precisar matar, matam!!.não é Homicida Lacerda? …….São os melhores, Copa do Brasil já ta no papo, Ipatinga, quem é Ipatinga?
    Ligo a TV, Bahia x Flu……..1 x 0 pro Bahia…….Caio no sono, agora é só uma questão de tempo, daqui um pouco meu sono será interrompido……..Resta saber quem será o primeiro: os arrogantes ou o choro de meu filho, sedento por comida….(para este acordo com o maior prazer independente de quantas vezes for!!!)
    Quinta feira, 26/04/07, 05:00 hs, acordo com algumas balbucias e sons do meu filho, olho ao lado e minha esposa esta acordada……logo pergunto: Ele não chorou para comer a noite? Chorou sim! Com esta resposta logo penso: Chiiiii! A coisa deve ter ganho, se não escutei o choro com certeza não devo ter escutado as buzinas, realmente estava muito cansado………
    Levanto! Vou para a varanda e olho o dia…….Como o dia esta bonito!! A cidade parece ter acordado mais alegre e bonita, as pessoas que andam no calçadão parecem tão tranqüilas e simpáticas………..Estranho! Fico pensando comigo: Será que a coisa se classificou mesmo?
    Tomo meu café , vendo o NE TV, eis que vem a explicação para uma noite tão tranqüila (como devem ser todas as noites) e um dia tão bonito: A coisa perde nos pênaltis e está DESCLASSIFICADO!!!
    Um sorriso me vem ao rosto, tomo meu banho e sigo rumo ao trabalho……..A cidade segue ordeira, as pessoas parecem mais soltas, alegres, camisas do Santa por toda a parte, camisas da Barbie também são vistas, narizes “impinados” onde estão????
    Na resenha da Transamérica o mesmo que falava que a Coisa estava com o melhor time dos últimos tempos, que Gallo era treinador de seleção……..hoje dizia: O time vai brigar para não cair, mas não vai cair……..Gallo errou!!!!
    No trabalho os arrogantes estão tão humildes….Penso comigo: “ O mundo seria tão melhor e muito mais humano e justo se todos fossem SANTA!!!!”

    Alex tricolor com muito orgulho e amor!

  7. Gravatar 7
    Marcos Velloso

    27 de abril de 2007 às 15:43
    Será que vamos ficar sabendo mesmo quanto o clube arrecadou com a venda desse jogador???

    No JC, de hoje, tem uma matéria sobre a dificuldade que a auditoria encontra por conta da falta de documentos, extratos bancarios etc., da gestão passada.

  8. Gravatar 8
    mauricio

    27 de abril de 2007 às 16:20
    Belas fotos do início de um dos maiores estádios do mundo, o COLOSSO DO ARRUDA.

    Um dia desses estava vendo as fotos da construção do ARRUDA no início do blog. Também saivei todas.

    Sobre a venda de Carlinhos Bala, o problema não é nem o que o clube arrecadou, e sim que o dinheiro minguem sabe, ninguem viu, parece que o gato comeu.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES!!!

  9. Gravatar 9
    Wilton Monteiro

    27 de abril de 2007 às 17:28
    Que legal!
    Lembro de entrar pelos corredores de acesso a Social levado pelas mãos do Sr. Wilson ,meu grande pai, em meados de 1980. Muito obrigado pelo legado, meu velho. Gostava de ouvir as batidas que ecoavam pelo estádio, de algo que não lembro o nome, mas era tipo um quadrado de madeira amarrada nas mãos do pessoal que batiam num ritimo gostoso o TRI, TRICOLOR, TRI, TRI, TRI, TRICOLOR!! Se alguém daqui do BLOG lembrar o nome desse apetrecho , que diga aqui no momento NOSTALGIA.
    Pois é, naquele tempo utilizavam isso para animar a galera, hoje em dia, creio que nem adentravam ao estádio, porque seriam barrados por portar uma arma.
    Existia também, não lembro o ano, umas meninas vestidas com a camisa coral, em cima de uns tablados, sambando nos intevalos das partidas. Confesso que tinha muito DRAGÃO, mas tb muita coisa boa de se ver. Era um show, neguinho ficava louco esperando o intervalo…babando com o inesquecível CHOPPINHO, não servido numa tulipa, mas naquela garrafinha pequena , de vidro mesmo. Não existia a maldade, ninguém pensava em quebrar e enfiar no pescoço do torcedor rival.
    Poderíamos lançar um tópico com essas coisas “mofadas” , mas enormemente interessantes, tipo :
    fotos dos padrões antigos, nomes , e se possível fotos, dos jogadores de 1978 prá cá. Surgiriam pérolas interessantes, quem lembra de um ponta esquerda chamado FALCÃO que veio junto com MARLON , e TIZIU, um moreninho, tb ponta esquerda. Lembram de TOLA, volante oriundo dos juniores?? E um lateral esquerdo de nome ALMEIDA? Lembram de ÂNGELO , aquele volante que falava que era evangélico , mas que tomava todas com HENÁGIO e batia mais que tudo nesse mundo??
    Vamos espanar o MOFO e relembrar um passado não tão distante, mesmo porque, o Santa é uma LENDA VIVA!

    Grande abraço aos camaradas!

  10. Gravatar 10
    Wilton Monteiro

    27 de abril de 2007 às 17:34
    Quem pode contribuir com muito entusiasmo no Projeto Nostalgia Tricolor seria o grande tricolor EDÉZIO , assim como, VALTER AZEVEDO, dois DINOSSAUROS TRICOLORES…ambos já passaram dos 65 anos, claro!
    Brincaderinha, o bom é que quando eles lerem isso aqui, já estarei a caminho de Maceió, não terão nem tempo de me xingarem ao vivo e em cores..
  11. Gravatar 11
    Wilton Monteiro

    27 de abril de 2007 às 17:37
    SAMA , ANÍZIO E INÁCIO…
    Tá uma bronca para postar algo no nosso BLOG, tem amigo que já desistiu e nem acessa mais….
    Estou aproveitando e me vingando..tome post!
    Falando sério, vamos tentar resolver isso, temos que manter nosso espaço mais que vivo.

    Grande Abraço e um bom feriadão a todos!

  12. Gravatar 12
    xicrete

    27 de abril de 2007 às 18:51
    Agente tem que ganhar do Iputinga na estreia pra dar moral como na derradeira campanha na segunda. Eu sou macumbeiro e ja to preparando minhas coisinha. Kd Creodonor? Beleza essa fotos, arrupeia tudo.
  13. Gravatar 13
    Marco - de Natal/RN

    27 de abril de 2007 às 19:52
    Massa! Eu já tinha visto essas fotos.
    O Santa Cruz não cuida da sua História infelizmente. Isso deveria estar exposto na sede do Clube. Deveria haver também umas fotos da Igreja de Santa Cruz, da placa colocada lá alusão à fundação do Clube…

    Tudo isso pode ser feito tranquilamente, sem que se diga que “não há dinheiro”. A História é o maior patromônio que um Clube pode ter.

  14. Gravatar 14
    Eduardo Ramos

    27 de abril de 2007 às 20:04
    Wilton Monteiro, você está se reportando à época que a TORCIDA TRICOLOR incentivava o time aplaudindo com tamancos. Era uma zoeira bonita. Houve também uma época que era batebdo com os pés na arquibancada mas, neste caso, é perigoso por causa da frequência que poderia, e pode, fazer desabar a arquibancada. Meu saudoso pai, falecido com a idade que tenho hoje, 53 anos, fez a primeira, a segunda e a terceira iluminação do Colosso do Arruda. Parece mentira mais um amigo meu me lembrou que, na primeira iluminação, contavam duas estórias: que na hora que ligaram os refletores, o galo ao confundir com o dia nascendo e, um morador da Rua das Moças levantou a cama e foi escovar os dentes pensando que estava na hora de trabalhar. Recordo-me de jogos memoráveis, entre eles, SANTA 3 x 3 Corinthians (com Rivelino), um outro inesquecível SANTA 3 X 2 Santos (com Pelé & Cia)e SANTA 5 x 0 Coisa. O Departamento de Marketing poderia começar uma bela pesquisa para lançar um Livro de 93 anos de Vitórias e de Conquistas, com fotos de presidentes, torcedores, craques, estádio, carreatas, enfim, um LIVRO pra ser lido e visto diariamente. Fica a sugestão.
  15. Gravatar 15
    Eurico - sócio em dia

    27 de abril de 2007 às 20:43
    lindas fotos e excelente idéia de se fazer enormes painés na entrada do clube.
    quanto ao relatório de auditoria, será que os conselheiros terão coragem de rejeitar as contas de romerito? já de agora faço esse desafio aos conselheiros e dirigentes atuais.
    uma pergunta que não quer calar: quantos daqui compraram a rifa do carro?

    EU SOU SÓCIO EM DIA.

  16. Gravatar 16
    bel da torre

    27 de abril de 2007 às 21:22
    HEHEHEHEHEHEHEH…Dizem que o Galo vai desmontar o time da coisa. Falam que até Carlinhos dedada vai para o Inter. O senhor Homero tá puto da vida com o seu ex-treinador. As coisas pro lado da coisa não estão muito boas. heheheheheh….Era pro Charles escalar a seleção de PE, com o time todo da coisa….hehehe isso não vale nada.
  17. Gravatar 17
    Robson/Piauí

    27 de abril de 2007 às 22:07
    Chegou a hora da verdade, o Santa Cruz mudou ou não mudou? Fiquemos atentos às providências que a atual diretoria tomará em relação as contas fajutas de Romerito e sua turma.
  18. Gravatar 18
    Dudu Paiva

    27 de abril de 2007 às 22:13
    Como o futebol é interesante, bastou voar o cabaço para as coisas do lado da ilha da fantasia virarem de cabeça pra baixo, bola na trave,penalty perdido, treinador abandonando o barco, giovani fujindo EU ACHO É POUCO HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
  19. Gravatar 19
    Valter Azevedo

    27 de abril de 2007 às 23:06
    Wilton, as meninas eram as Tricoletes. Tinha uma materia sobre elas na CoralNet, mas nao achei agora.
  20. Gravatar 20
    Rodrigo Cavalcanti

    28 de abril de 2007 às 2:52
    Parabéns ao blog pelas fotos. Salvei todas duas.

    A idéia do painel contando a história do clube é fantástica. Há muito tempo que o Santa Merece uma espécie de museu, já presente nos grandes clubes de tradição. Esse espaç contaria a história do clube desde sua fundação no Pátio de Santa Cruz na Boa Vista, passsando pelas etapas da construção do Colosso até as últimas glórias, como aquele jogo contra a Portuguesa que o estádio estaa cheio, ou até mesmo a memorável defloração recente da caachorra de peruca.

    A partir de gestos simples como esse é que se cria uma cultura de auto-estima no torcedor, que no nosso caso nunca foi bem tratada.

  21. Gravatar 21
    Rodrigo Cavalcanti

    28 de abril de 2007 às 4:05
    A tirada do cabaço ainda não foi digerida pela cadelinha e seus efeitos estão só começando. Na verdade duram 9 meses. observem a seguir os tais efitos do defloramento do ano:

    1º mês: Após o desconforto da perda do hímen a alegria de se tornar mulher mesmo sem gozar.

    (Traduzindo: Perdeu a invencibilidade pro Santa Cruz, mas comemorou o título mesmo sem graça)

    2º mês: Começam os enjôos e o sangramento mensal está atrasado na cadela. Seu corpo começa a se modificar e logo desperta na cadela uma enorme inveja da amiga bem sarada.

    (Traduzindo: Empate com o Ipatinga no 1ºjogo, derrota para o mesmo no 2º e a desclassificação da Copa do Brasil. Ainda vê sua ex-amiga Barbie seguir em frente na Copa do Brasil ganhando pro Corinthians no Pacaembu)

    3º mês: A barriguinha começa a ficar durinha, seus peitinhos ficam maiores, mas a cadela é teimosa e não dá o rabo (o braço, o rabo ela dá) a torcer, e não assume a gravidez.

    (Traduzindo: O técnico, que já havia abandonado a ilha do mangue após a proposta do Internacional, leva as estrelas para seu novo clube, mas o dono da cachorra, Lerolero Lacerda, só fala em leão e diz que a coisinha é o melhor clube das américas)

    4º mês: Com a barriga já crescida disfarça dizendo que engordou um pouquinho e precisa fazer uma lipo.

    (Traduzindo: começam as primeiras lapadas no campeonato brasileiro, inclusive uma goleada para o Internacional em plena ilha do maruim, com gols de Carlinhos Bala e Giovani, mas Lerolero Lacerda diz que a culpa tem sido da arbitragem)

    5º mês: A barriga não pára de crescer e a desculpa agora para o seu tamanho é a presença de parasitas, ou simplesmente lombrigas.

    (Traduzindo: após sucessivas derrotas a diretoria da coisinha contrata o sexto técnico durante o campeonato brasileiro dizendo que “não dá mais pra sermos campeões, mas uma vaga na Sul-Americana é nossa)

    6º mês: Após ficar evidente para todos a existência da gravidez, a cadela é expulsa de sua casa por não provar quem é o pai da criança.

    (Traduzindo: A CBF proíbe jogos na ilha dos ratos e a coisinha fica obrigada a mandar seus jogos no Arruda – pagando por isso, é claro)

    7º mês: Depois de uma gravidez descuidada até então, a cachorra, já cheia de estrias e muito gorda, começa a ter problemas de pressão alta e inchaço nas patas.

    (Traduzindo: A coisinha se torna o saco de pancadas da série A. Seu novo técnico, 8º na competição, é anunciado: Rembrant Jr.)

    8º mês: O grande dia se aproxima. Só falta 1 mês para o nascimento da criança, mas a mãe é insensível e tenta um aborto perigosíssimo que pode tirar sua própria vida.

    (Traduzindo: Ao se deparar com o inevitável rebaixamento os diretores da coisa têm um memorável quebra pau durante uma reunião com a comissão de arbitragem. Lerolero Lacerda, após sacar uma arma, é preso em flagrante, mas consegue um Habeas Corpus alegando insanidade. A coisa é punida com quatro rodadas com jogos de portões fechados)

    9º mês: Logo no início do nono mês de gestação a bolsa se rompe e a tão agurdada criança nasce antes do previsto. O pai, ausente até então, dá um presente a criança prematura.

    (Traduzindo: Faltando cinco rodadas para o fim do campeonato a coisnha da ilha do maruim não tem mais chances de se livrar do rebaixamento para a série B. A boa notícia para Pernambuco é que O SANTA CRUZ consegue o acesso à série A com as mesmas cinco rodadas de antecedência.)

  22. Gravatar 22
    Pablo de Brasília/DF

    28 de abril de 2007 às 8:20
    Parabéns Alex, eu adoraria ter um dia como este seu. Como estou em Brasília, fica díficil ter estes tipos de prazeres. Mas gozar com a cara de um burro negro é sempre bom, isso é! Seja onde for.

    Pablo – Bsb
    Ps.: “xicrete” quem tem suas macumbas ou seus dom extra-oficiais, que fique para si e não pague de otário como vc fez.
    Ps.2: Robson do Piauí, está coberto de razão. Esta é a hora desta diretoria dizer para que veio. Fodam-se todos aqueles que sugaram do santinha.

  23. Gravatar 23
    serginho tricolor

    28 de abril de 2007 às 11:31
    quero ver agora, se essa diretoria tem cunhão ou se vão abrir as pernas pra romerito.

    ei leoa vai tomar nôku!

  24. Gravatar 24
    xicrete

    28 de abril de 2007 às 16:44
    Vai tomar no cu Pablo de brasilia. Puto!
  25. Gravatar 25
    Marcos Velloso

    28 de abril de 2007 às 17:40
    ARENA CORAL – Na próxima quinta-feira, um dia depois da audiência de conciliação na 26ª Vara Cível da Capital, será apresentado um projeto chamado Arena Coral, que visa melhorias no Arruda para que o estádio receba um dos jogos da Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

    No projeto, que, de acordo com os dirigentes, se sustentará com a ajuda da iniciativa privada, estão a colocação de cadeiras em todo o estádio, criação de área de estacionamento, e a construção de um edifício-anexo onde funcionarão auditórios, lanchonetes, entre outras.

    Que beleza de notícia.

    Por favor, alguém sabe dizer se vai ser possível comprar a rifa amanha, no jogo com o 7/9.

  26. Gravatar 26
    Carlos Nascimento

    28 de abril de 2007 às 17:41
    Não tenho nenhuma dúvida que o Conselho irá cumprir com suas obrigações estatutárias. Deverá convocar o ex-presidente para apresentação de suas justificativas.E se for o caso rejeitar suas contas. E se houver provas definitivas de que houve prevaricação do Romerito no exercício da presidência, que a diretoria atual cumpra com o seu dever, sob pena de estar incorrendo no mesmo erro da direção anterior. Esperamos uma decisão firme e corajosa, especialmente de Edson Nogueira, que não pode coonestar uma gestão eivada de fatos no mínimo nebulosos.
  27. Gravatar 27
    Tadeu Patriota

    29 de abril de 2007 às 9:48
    Se realmente mudamos, o Conselho não aprovará estas contas.
    Agora umas perguntas:
    -Se não existe registro da venda do bala, ele ainda é do Santa Cruz?
    -Podemos solicitar ao comprador, o registro da compra do atleta?
    -Existe a possibilidade de rouberito responder judicialmente-ou de qualquer outra forma que o responsabilize- por não ter feito escrituração contábil e por extraviar documentos?
    Tenho outras perguntas, mas vou ficar com essas, por enquanto.
  28. Gravatar 28
    Eurico - sócio em dia

    29 de abril de 2007 às 10:39
    boas perguntas Tadeu. muitas outras poderão ser feitas:

    a concessão para o funcionamento dos bares de galvão e abílio;
    a transação de Rovérsio;
    os bens que desapareceram do arruda;

    seria muito bom que a diretoria(jurídico) e/ou conselho esclarecesse tudo isto, principalmente, a respeito de que tipo de punição pode ter a gestão passada. não se trata de perseguição, mas de moralização do santa cruz e dessa chapa que assumiu ser coerente com o que propôs.

    SOU SÓCIO EM DIA.

  29. Gravatar 29
    Julio Vila Nova

    29 de abril de 2007 às 11:28
    Sou um desses 30 ou 40 maníacos que Inácio menciona aí, e me orgulho de ter o blogdosantinha na minha lista de favoritos desde os primeiros dias. Quem não viu se prepare porque as fotos são uma beleza. Tem uma, então, com a casa cheia, de 1970 (acho), que é linda! Valeu então repetir a dose agora!
  30. Gravatar 30
    Marco - de Natal/RN

    29 de abril de 2007 às 12:38
    TESTE!!!!!!
  31. Gravatar 31
    Marco - de Natal/RN

    29 de abril de 2007 às 12:38
    Parece que as contas foram REJEITADAS. Agora cabe à direção parar de pôr panos quentes e ir atrás dos responsáveis, exigindo o ressarcimento total de todos os fundos retirados indevidamente do Santa Cruz Futebol Clube.

    Não se trata de “caça às bruxas”, e sim questão de justiça.

  32. Gravatar 32
    Eduardo Ramos

    29 de abril de 2007 às 18:24
    Infelizmente não fui ao jogo mas estou achando estranho que de ontem à tarde até agora, somente 4 “viciados” como se auto-adjetivou Vilanova, acessaram ao blog. Algo estranho no ar. E quem foi ao jogo? O que achou do 3-5-2? E dos nosvos jogadores?
  33. Gravatar 33
    serginho tricolor

    29 de abril de 2007 às 18:33
    eu fui. o 7 de setembro é muito fraco. quem quiser que se engane com russo. cesar baiano sabe jogar. piauí é bom. marcelo é bom zagueiro. alan é meio pesadão. amaral nem fede nem cheira. igual a esse cláudio tem muito por aí. e charles muniz é a mesma leseira de sempre.
    acho q dá pra se manter na série B.

    ei barbi vai tomar no cu.

  34. Gravatar 34
    Marcelo Beltrão

    29 de abril de 2007 às 19:30
    A parte técnica melhorou bastante ! Os novatos são bons e tal do Amaral é um Pit Bull ! Os 2 jogadores que vieram da Ulbra sabem jogar e têm raça. Resumindo: O Santa melhorou bastante e Hugo tem que ser titular ! Dá para ter esperança, numa subida à série A. Sem falar que temos Marcelo Ramos e ninguém na série B tem !
  35. Gravatar 35
    Eduardo Ramos

    29 de abril de 2007 às 20:39
    Marcelo, o São Caetano tem Somália, o Vitória tem Índio. Vamos acreditar mas tem times bons na Segundona. Acredito que ainda falta um meia esquerda de referência, que chame o jogo pra si, tipo um Luisinho Vieira. Acho que bons jogos-treinos poderiam ser com o Coruripe (bi-campeão alagoano), com o ABC (enfiou 5 a 2 no América e é o novo campeão potiguar)e com o próprio Central ou Porto.
  36. Gravatar 36
    ducaldo

    29 de abril de 2007 às 21:54
    O São Caetano vai perder vários jogadores após a final do Paulistão. Triguinho vai para o Internacional, Somália vai para um país árabe; Luiz Henrique (destaque no jogo de hoje) e mais outros dois também receberam propostas de outros clubes.

    Na última Sexta Santa um tricolor residente na Paraíba falou muito bem do meia Carlinhos, que está se transferindo do Nacional de Patos para o nosso clube. Quem sabe não é ele o meia que estamos procurando?

  37. Gravatar 37
    serginho tricolor

    29 de abril de 2007 às 22:01
    rapaz, torcedor é bicho besta mesmo. os próximos amistoso serão contra o vitória e o centro limoeirense. puta que pariu, peraí minino, desse jeito até eu jogo bola.
    cleisson arrasou contra o time do pina. edinho, meu carai, abre teus olhos.

    ei isporti vai tomar no cu!

  38. Gravatar 38
    ducaldo

    29 de abril de 2007 às 22:21
    Aproveitando a oportunidade: SEXTA SANTA, toda sexta-feira (óbvio) a partir das 18:00 no salão da sede. Bom papo, boa música, cerveja gelada e tira gosto (caldinho, arrumadinho, etc.). Para quem não bebe, tem refrigerante

    COMPAREÇAM! precisamos criar o hábito de freqüentar nosso clube, saber dele participando de sua vida e começar a desfazer o preconceito que existe em relação à nossa sede, inclusive por parte de muitos tricolores. Vi muito gente fazer expressão de espanto quando eu falei em “happy hour” tricolor.

    Sei de gente que paga tudo em dia e, quando muito, vai aos jogos. Gosta de encher a boca que torce por um time de “massa”, mas não comparece ao clube com medo de dar de cara com ela. Parece coisa de esquerda festiva-chique ou caridade telefônica, todos dando a maior força ao populacho, desde que ele não chegue muito perto.

    Como eu sei que esse não é o caso dos blogueiros de plantão, VAMOS COMPARECER!

    1 – Pode se tornar uma fonte de receita alternativa para o clube.

    2 – É sempre uma boa oportunidade para discutir acontecimentos, projetos e idéias interessantes.

    3 – O evento vai apenas até as 22:00 horas (por enquanto).

    4 – Ninguém é obrigado a ficar até o fim; pode apenas passar por lá e dar um tempo. O importante é comparecer, atrair mais freqüentadores e TOMAR CONTA DO QUE VOLTOU A SER NOSSO. LUGAR DE TORCEDOR É DENTRO CLUBE.

  39. Gravatar 39
    milton pereira

    29 de abril de 2007 às 23:06
    Os idotas da Radio Jornal continuam dizendo que o Sanra recebeu dinheiro do governo para construir o COLOSSO DO ARRUDA
  40. Gravatar 40
    milton pereira

    29 de abril de 2007 às 23:12
    Os idotas da Radio Jornal continuam dizendo que o Sanra recebeu dinheiro do governo para construir o COLOSSO DO ARRUDA, referindo-se ao EMPRÉSTIMO do BANDEPE quitado com a venda da garantia : as cadeiras cativas. Mas esquecem que a CBD ajudou a COISA para reformar o CAMPO da COISA para um único jogo da Copa de 1950. Estão lembrado ?
  41. Gravatar 41
    milton pereira

    29 de abril de 2007 às 23:14
    ESTÃO LEMBRADOS QUE A COISA RECEBEU DINHEIRO DA CBD (HOJE CBF) PARA UM ÚNICO JOGO DA COPA DE 1950 ?
  42. Gravatar 42
    Marcelo Beltrão

    30 de abril de 2007 às 6:34
    O fato de o jogo ter sido contra um adversário fraco, não quer dizer que os jogadores não prestam. Quem sabe, sabe ! Só a maneira com que um bom jogador trata a bola, já basta. Os novatos demostraram boa técnica e muita raça. O resultado do jogo e o adversário são o que menos importa. O novo time já mostrou uma saída de bola rápida e uma pose de bola maior, detalhes que nós não víamos no time anterior, mesmo que ele enfrentasse o master do Barcelona do Jordão. Agora, uma coisa é fato: Os novos zagueiros (bons jogadores) terão que disputar uma vaga, pois a outra tem que ser de Hugo ! Outra coisa: Dando uma olhada rápida, se nota que o Santa tá um time alto e forte, fisicamente. Pode parecer besteira, mas é um detalhe muito importante, principalmente na série B. O Grêmio que o diga.
  43. Gravatar 43
    Marcelo Beltrão

    30 de abril de 2007 às 6:40
    Desculpem. Aonde se ler “pose de bola”, leia-se “posse” de bola. Eduardo e serginho: Não quis discordar de vocês. Longe disso. Só quero dizer o que achei de nosso novo time. Somália e Índio são muito bons, mas eu acho Marcelo melhor. Tem mais bagagem. Um abraço para vocês e para todos do blog.
  44. Gravatar 44
    CARLINHOS DE BEZERROS

    30 de abril de 2007 às 8:05
    TESTE
  45. Gravatar 45
    CARLINHOS DE BEZERROS

    30 de abril de 2007 às 8:16
    PARA SERGINHO TRICOLOR!!

    SERGINHO EU RESPEITO TUA OPINIÃO EM RESPEITO DOS AMISTOSOS SER COM TIME FRACO, MAIS TE LEBRA QUE FORAM TIMES FRACOS ASSIM QUE O SANTA SE LASCOU ESSE ANO. E OUTRA SE FOSSE COM TIME DE MELHOR NIVEL, E POR ACASO AGENTE PERDE TÚ ERA O PRIMEIRO A TÁ FALANDO( QUE JOGADOR RUIM DA PORRA, FULANO E FRACO ETC… PORRA BORA DAR UM DESCONTO TAMBEM. FOI ASSIM QUE PERDEMOS UM GRANDE JOGADOR LEBRAM DE MARCELINHO VOLANTE???? EU ESCUTAVA NA ARQUIBANCADAS A NAÇÃO FALANDO PORRA ESSE CARA É MUITO RUIM, NÃO SABE NEM CHUTAR!!! QUANDO ELE FOI VENDIDO PARA PORTUGAL OS MESMOS PÉ MESMOS FALARAM PORRA MARCELINHO TÁ FAZENDO FALTA, TUDO BEM ELE NÃO SABIA CHUTAR MAIS MARCAVA QUE SÓ A PORRA!!

    ENTÃO SERGINHO DA UM TEMPO!! VAMOS ESPERAR PRA VER!! E VOU TE FALAR, A SEGUNDA DIVISÃO TA ISSO TUDO NÃO!! SÃO CAETANO VAI PERDER 5 JOGADORES TITULARES,A PORTUGUESA É FRACA, CORITIBA NEM SE FALA. PODE ESCREVER AI QUEM FIZER O DEVER DE CASA E ARASTAR EMPATES LÁ FORA SE CLASSIFICA PRA SERIE A. PELO QUE JÁ VI TÁ TUDO NO MESMO NIVEL.

    SANTA ATÉ MORRERRR

  46. Gravatar 46
    Eduardo Ramos

    30 de abril de 2007 às 8:56
    Quero fazer um registro sobre Dorival Júnior. Poucos se recordam mas foi ele quem montou o time da coisa, cujos jogadores chegaram a ter seus carros apedrejados pela própria torcida. Givanildo e Gallo só foram os “caroneiros”. Pois este mesmo Dorival, escorraçado da coisa, montou em 3 meses, o time do São Caetano. Sem lista de jogadores de “empresários”. Luís Henrique, que Ducaldo destaca, veio do São Raimundo, de Manaus. Ademir Sopa veio do Avaí.Pode ser que o Santos venha a ser campeão mas Dorival Júnior mostrou que tem competência, apesar de não ser técnico de “grife”, tipo Leão, Luxemburgo, Murici, Parreira, entre tantos.
  47. Gravatar 47
    bel da torre

    30 de abril de 2007 às 9:43
    Caros tricolores, para se obter êxito na segundona todo mundo sabe que o fundamental é raça, vontade, muita pegada. Quero dizer que o time ontem demonstrou que reune esses predicados. Na série B é oitenta por cento garra e vinte por cento qualidade técnica. Entendo que estamos no caminho certo. Esse Carlinhos, meia, que vem do futebol paraibano, segundo informações, vai melhorar muito o nível técnico do nosso time. Vamos acreditar. SDS CORAIS.
  48. Gravatar 48
    Francis Costa

    30 de abril de 2007 às 10:03
    Bicho, eu gostei muito do time ontem, claro que o time adversário não nos dá a possibilidade de traçar referências, mais no geral, temos o nosso Didier Drogba (miro bahia), o cara parece que só a gota..!!!

    TAMO NO CAMINHO CERTO…!!

    SAUDAÇÕES TRICOLORES DO ARRUDA…!

  49. Gravatar 49
    bel da torre

    30 de abril de 2007 às 10:10
    Vocês sabiam? agora é o IBAMA que quer multar o santinha, motivo: o velho cabaço da leoa…hshshshshshshhshsh. Desculpe, mas ainda tô curtindo.
  50. Gravatar 50
    Milton Santos Jr.

    30 de abril de 2007 às 10:23
    Destaco a importância da ocupação do Arruda pelos sócios. No jogo de ontem levei 2 dos meus 4 filhos para o barzinho da beira da piscina no aguardo do início. Fui festejado por Lulinha. Ainda sem conhecê-lo direito já o admirava pelo trabalho dedicado ao Santinha.Embora o tivesse encontrado em outras oportunidades, não lembro de termos sido oficialmente apresentados, mas o caba, de uma atenção rara, me conhecia pelo nome. Receber bem dentro do Arruda devia ser uma orientação de todos, inclusive do restante da Diretoria. Não precisamos viver no Santa Cruz, muito menos viver do Santa Cruz, mas é o nosso papel VIVER O SANTA CRUZ! Taí um bom slogan para incrementar a vida social do Clube.
  51. Gravatar 51
    Francis Costa

    30 de abril de 2007 às 13:01
    Milton e Ducaldo, vcs que estão já na ativa dos eventos sociais, pensem numa maneira de fazer uma recepção aos que iniciarão sua vida SOCIAL HAPPY HOUR TRICOLOR, pois uma recepção como teve o MILTON, é importante..!!!
    Estive na sexta feira perto das 18:00 hs para pagar a mensalidade, olhei a piscina não vi nada, nem um cartaz, nem um aviso, nada, dei uma subida vi as mesas mas, ninguem conhecido, apenas uma mesa com um grupo..e pronto..!
    FALTA UMA PESSOA PARA SEGURAR OS SOLITÁRIOS..RSRSRSRS…!

    SAUDAÇÕES TRICOLORES DO ARRUDA..!

  52. Gravatar 52
    insatisfeito

    30 de abril de 2007 às 14:43
    Francis, fale com Lulinha, que ele providencia…
  53. Gravatar 53
    Eduardo Ramos

    30 de abril de 2007 às 14:48
    Recado pra Lulinha: pra estimular mais ainda a participação dos sócios (confesso que sou muito caseiro após 3 décadas de muita farra, ainda que, não abro mão das minhas poucas doses de whiky no final de semana. Além do cantor, seria interessante que um jogador, ou alguém da Comissão Técnica, ou mesmo da Diretoria, quer seja de Futebol, Social, Patrimonial, Marketing, etc., participasse de uma espécie de “entrevista coletiva”, durante uns 30 minutos, o que por certo, ampliará a interação entre Clube e Torcida.
  54. Gravatar 54
    Eduardo Ramos

    30 de abril de 2007 às 14:52
    Outra sugestão: sortear entre os sócios em dia, uma passagem com estada, em jogos da Segundona que o SANTA esteja jogando como visitante. Sortear camisas oficiais e outros brindes (mochila, passaportes pras cadeiras durante o ano, etc.).
  55. Gravatar 55
    Eduardo Ramos

    30 de abril de 2007 às 14:57
    Vou repetir a sugestão que já fiz anteriormente: vender passaportes para os 19 jogos no Colosso do Arruda. Sugiro os seguintes preços: cadeira (R$ 420,00), Arquibancada inferior (R$ 200,00); Sócio e A
  56. Gravatar 56
    Eduardo Ramos

    30 de abril de 2007 às 15:00
    (…)Sócio e Arquibancada Superior (R$140,00). Poderia ser pago em 3 parcelas, quer seja pelos Cartões de Débito e de Créditos, Cheques pré-datado, etc.). Conseguindo vender 3.000 passaportes, conseguiria gerar um crédito inicial em torno de R$ 600.000,00.
  57. Gravatar 57
    Eduardo Ramos

    30 de abril de 2007 às 15:14
    Uma empresa especializada neste tipo de campanha poderia ser contratada para garantir o êxito da promoção. Sortear (bons) prêmios entre os compradores dos passaportes também seria um bom incentivo.
  58. Gravatar 58
    Milton Santos Jr.

    30 de abril de 2007 às 15:35
    Como trabalho relativamente perto do Arruda, tornarei o bar da piscina meu primeiro ponto de parada na sexta-feira, a Sexta-feira Santa, e “tou levando uns amigos para conversar”. Francis, sexta-feira, por volta das 18:30h, estaremos lá. Antes, confirma por e-mail que às vezes surgem imprevistos. Blz?(miltonos@tcu.gov.br).
  59. Gravatar 59
    ducaldo

    30 de abril de 2007 às 15:39
    Francis,

    Realmente essa parte precisa ser melhor organizada. Na próxima sexta a gente fala com Lulinha para ver o que pode ser feito.

    De qualquer modo, procure chegar um pouco depois das 18:00 e ficar no salão que não tem erro; sempre vai aparecer alguém do blog por lá. O grupo que você viu era, provavelmente, aquele formado por Dimas, o irmão dele, Galdino, Chaves, Leonardo Jr., eu e mais dois que não lembro o nome.

    Na próxima sexta, salvo por motivo de força maior ou alguma mudança na programação do evento, eu estarei lá.

    Saudações tricolores!

  60. Gravatar 60
    Francis Costa

    30 de abril de 2007 às 16:14
    Camarada Ducaldo, se eu tivesse percebido que eram vcs teria chegado junto….má rapá..!!!…rsrs…mas beleza bom saber !!…O grande lance é que vcs blogueiros(antigos) junto com os idealizadores do blog ja são referência aos blogueiros novos….ou seja vc poderia com autorização do lulinha fazer as honras da casa…!!

    Saudações tricolores do arruda..!

  61. Gravatar 61
    nilson do posto

    30 de abril de 2007 às 16:18
    Melhor ser rola na segunda do que ser cu na primeira. Esse ano eu subo!
  62. Gravatar 62
    Francis Costa

    30 de abril de 2007 às 16:43
    Milton, entro em contato com vc, …mas desde já, com certeza absoluta..eu estarei lá no happy hour tricolor. Só a titulo de sugestão, Ducaldo, Dimas, o irmão dele, Galdino, Chaves, Leonardo Jr, Milton e demais …, cria um livro de visita cachaçal, para quem for assinar e já se sentir importante..rs.rsr….e ajuda aquem for chegando saber que fulando, cicrano ou beltrano do blog já estão no recinto sagrado e quem for chegando vai se enturmando ..!!

    Saudações tricolores do arruda..!

  63. Gravatar 63
    luiz franca

    30 de abril de 2007 às 16:51
    Amigos:

    Sou tricolor. Meu pai foi durante anos conselheiro do santa. O nosso estádio honra e glória de nossa torcida é hoje, por total falta de manutenção e conservação um verdadeiro bonde. Necessitamos unir esforços a exemplo do que fizeram os que construíram a base do nosso “mundão”, para termos coragem de inovar. Buscar parcerias na iniciativa privada para co-gerir o campo, fazendo ele ser viável por si só. Toda a sede social, incluíndo as lojas devem – na minha modesta opiniao – ser entregues a empresa interessada em investir no varejo de roupas e comidas (HABIB´s, C e A, e outras do tipo ou marcas de material esportivo, por exemplo).

    Quanto ao estádio é fundamental um projeto pronto, acabado, com fontes de financiamento próprias e com a ajuda dos que estiverem envolvidos no projeto, a exemplo do que outros clubes fizeram no passado (Sao Paulo, Santos, Inter, Náutico, etc…) só dessa forma, vamos reeditar a bela história que pertencem a todos nós, mas que precisa ser encarada como um estímulo e não como algo que possa ser feito, da mesma forma, nos tempos atuais.

    Um abraço a todos e parabens pelo excelente espaço.

    Luiz França

  64. Gravatar 64
    Milton Santos Jr.

    30 de abril de 2007 às 17:24
    A título de sugestão, que tal a série “Grandes Jogos da História do Santa Cruz” para passar na Sexta Santa. O grande tricolor Ridoval Veras tem um acervo em vídeo de jogos memoráveis do Tricolor do Arruda. Até hoje não vi os gols de Santa Cruz 3 x 1 Flamengo, ou melhor, Flamengo 1 x 3 Santa Cruz, que o jogo foi no Maracanã. O ano não estou bem certo, mas creio que foi em 1975. Esse jogo tem uma curiosidade. O prognóstico de Oswald de Souza, um matemático que tarabalhava para a GLobo, era de que o Flamengo de Zico e Cia tinha 99,9% de ganhar o jogo.Então, fica a idéia para Lulinha. Arrumar o telão para a gente relembrar eses momentos.
  65. Gravatar 65
    Eduardo Ramos

    1 de maio de 2007 às 18:54
    Boa idéia Milton! Gostei do nome: Sexta Santa. Viram o jogo dos Combinados? Gostei da atuação de Russo, de Leandro e de Marquinhos Catarina. Aliás, Leandro mostrou muita personalidade apesar de ter sido um jogo festivo. E o raciocínio “rápido”de Charles? Aos 43 minutos, colocou Gotardi e Marcelo. Pra que? Poderia ter colocado aos 30 minutos do segundo tempo mas, aos 43 minutos.
  66. Gravatar 66
    Alex

    3 de maio de 2007 às 13:05
    testando………………

">