Blog do Santinha

Crônicas, opiniões, desabafos e comemorações sobre o Santa Cruz Futebol Clube e a torcida mais apaixonada do Brasil

Das ruas para o facebook, do facebook para o Arruda

Robson com a lata

 

Robson no jogo

por Inácio França

A rotina de Robson não parece a rotina de uma criança. Escola de manhã para a mãe garantir os tostões do Bolsa Família, depois encher até a boca um saco plástico com as latinhas que vai catando pelas ruas. São dias duros, é verdade, mas a ternura do sorriso resiste.

Na Jaqueira, ele reinventa sua vida. Tira folga da catação de latas, passa horas nos brinquedos do parque. A mãe sobrevive pedindo esmolas aos clientes de uma padaria chique no Espinheiro, mas não briga quando ele chega no barraco com o saco quase vazio.

Dia desses, ele viu uma moça tirando fotografias das ávores, dos pássaros, do pessoal fazendo exercícios.

“Ei, tira uma foto minha com minha latinha preferida”. Robson não resistiu à tentação. Logo ele, que, aos 11 anos, viu tão poucos retratos com seu rosto.

A moça era Thaís Sales e sorriu um riso ainda mais largo do que o de Robson quando viu qual era a latinha preferida do menino: “Quando ele puxou a lata da sacola, nem acreditei”.

Tirou a foto. Uma não, tirou várias. E publicou nas páginas que os torcedores do Santa Cruz mantêm no facebook.

Robson fez sucesso instantâneo entre os tricolores, cada um mais emotivo que o outro. Foi uma comoção: milhares compartilharam a imagem, muitos falaram em fazer uma vaquinha para comprar uma camisa oficial para ele, alguns pensaram em adotar o menino nos dias de jogo, outros deram a ideia de levá-lo até o clube para que a diretoria “fizesse alguma coisa”. Houve quem esbravejasse contra a corrupção, a educação, o País.

Foi tudo rápido, intenso, mas não durou. O Santa Cruz foi tricampeão, começou a série C, Robson foi esquecido.

Um tricolor, no entanto, queria conhecê-lo de verdade. Esequias Pierre voltou várias vezes ao parque até encontrá-lo numa sexta-feira, antes do Dia das Mães.

“Chamei para conversar, ele me contou a história da foto da menina, foto essa que ele nem mesmo viu por não ter acesso à internet. Peguei ele pelo braço e trouxe ele aqui pra casa. Conversamos mais e dei a ele alguns objetos com as cores do Santinha como copos, bandeira, um boné, essas coisas”.

No mesmo dia, depois do almoço, Pierre o levou ao Arruda. Robson nunca tinha visto o estádio e a sede por dentro, apesar de, junto com a mãe e a irmã, já ter catado latas e mais latas de cerveja pelas vizinhanças nos dias de jogos. Em tom de confidência, de confissão, jamais de pedido, o menino confessou que nunca teve uma camisa coral. Pierre não esperou:

“Fiz uma supresa. Levei ele na lojinha e disse que podia escolher a camisa do Santa Cruz que quisesse”.

O melhor estava por vir e aconteceu por acaso. Depois desse dia mágico, Pierre teve que se dedicar aos estudos, a um trabalho voluntário no próprio clube e à organização dos protestos contra a CBF e Marin. Acabou perdendo o contato com Robson. Semana passada, quando andava pela Encruzilhada a caminho de casa, o reencontrou. Como velhos amigos, combinaram de ir juntos à reestreia do Santa Cruz.

Marcaram o encontro na casa de Pierre. O menino chegou cedo, passou a tarde jogando videogame e navegando pela internet, vendo reportagens e gols do Santa Cruz. Depois, tomaram o rumo do Arruda.

Não se sabe quem estava mais emocionado. Pierre conta que “foi algo completamente novo pra ele”, sem se dar conta que também foi algo completamente novo para si mesmo.

“Preferi deixar ele à vontade, mas ele interagiu muito bem com a galera, com meus amigos que estavam por lá. Ele tem um brilho e uma alegria contagiantes. Domingo ele estava feliz e todos nós sentimos isso. Rolou cachorro quente, salsichão e pipoca-galeto. Sábado contra o Fortaleza estaremos juntos mais uma vez na geral”.

65 Comentários

  1. Gravatar 1
    Esequias Pierre

    9 de julho de 2013 às 10:42
    Fantástico, avante Santa! sábado tem mais!! rs
  2. Gravatar 2
    Tricolor - MG

    9 de julho de 2013 às 10:45
    Por isto sou Tricolor.
  3. Gravatar 3
    Diego Borges

    9 de julho de 2013 às 10:52
    Posso dizer que tive a honra de participar desse dia, mesmo que por alguns momentos, pois vi o jogo das arquibancadas, mas o pequeno contato que tive com o garoto, pude ver que ele realmente é uma criança iluminada e que precisa do nosso apoio como cidadãos e acima disso, como Tricolores.
    É sensacional o modo com que ele foi tratado pelos amigos tricolores que estavam ao seu redor, em especial o de Pierre, que dispensa comentários à sua generosidade.
    Parabéns!
  4. Gravatar 4
    Fabiana Ferreira

    9 de julho de 2013 às 10:59
    Que história linda… Muito legal como tudo aconteceu. O que é a vida, hem??? Imagino a alegria deste menino. O que pode ser tão simples para nós, ir ao estádio assistir mais um jogo do “Mais Querido”, já para ele, deve ter sido um dia mais que especial. Parabéns a Thaís (fotógrafa) e a Pierre pela iniciativa e por ter proporcionado esta alegria a uma criança cheia de sonhos e que nada mais é, do que um pequeno/grande torcedor do Santa Cruz!!
    Fiquei emocionada e feliz pela história!!
    Valeu Tricolores!!!
  5. Gravatar 5
    andre barreto

    9 de julho de 2013 às 11:02
    Muito massa essa história!
  6. Gravatar 6
    Fabiana Ferreira

    9 de julho de 2013 às 11:07
    Pessoal, como faço para MUDAR A MINHA FOTO???
    Gostaria de colocar uma mais atual…
  7. Gravatar 7
    Allan Araujo

    9 de julho de 2013 às 11:08
    Simplesmente foda. Meu coração está cheio de alegria nesse momento.
  8. Gravatar 8
    Yuri Duarte

    9 de julho de 2013 às 11:12
    Coisa linda gente… valeu Pierre!
  9. Gravatar 9
    Yuri Duarte

    9 de julho de 2013 às 11:21
    Sandro: bota Kung Fu Panda nesse time môvéi!
  10. Gravatar 10
    Chiló

    9 de julho de 2013 às 11:24
    Massa!
  11. Gravatar 11
    madson

    9 de julho de 2013 às 12:08
    qtos e qtos queriam ir ao arruda, parabéns
  12. Gravatar 12
    Victor Fernandes

    9 de julho de 2013 às 12:29
    Por isto sou tricolor(2).parabéns pela iniciativa Pierre
  13. Gravatar 13
    Coral de Timbauba

    9 de julho de 2013 às 12:37
    Lindo! Parabens amigos corais por esse exemplo de caridade e cidadania! Só nossa torcida mesmo para saber a realidade dessa sociedade repleta de exclusão e demagogia.
  14. Gravatar 14
    Coral de Timbauba

    9 de julho de 2013 às 12:40
    Apesar de nosso treinador “faz de conta” vamos pra cima do fortaleza! Espero que finalmente a torcida do santa mostre realmente sua força e coloque uns 40.000 no arruda sábado para ver se a o público oficial dá pelo menos 30.000! Isso é que é torcida viu, tem uma das melhores médias do brasil ainda dessa forma que sabemos bem como funciona!
  15. Gravatar 15
    Coral de Timbauba

    9 de julho de 2013 às 12:45
    Agora meus amigos, vai ser um verdadeiro teste pra cardíaco o jogo sábado! Se o fortaleza vier para jogar a bola que vem jogando(enfiaram 3 no CRB) infelizmente levam vantagem sobre esse time que sandro vem colocando em campo. Espero que ele faça algumas modificações, apesar de achar difícil porque ele falou que adorou nossa grande atuação na “goleada” contra o cuiabá.
  16. Gravatar 16
    Esequias Pierre

    9 de julho de 2013 às 12:45
    Esse é o futebol que amamos, esse é o futebol que muitos modernos querem matar, mas nós aqui, você ai e muitos dos amigos espalhados pelo Brasil brigaremos para mante-lo vivo, afinal de contas além dos nossos clubes, queremos a pipoca-galeto, o salsichão e cachorro quente com molho e verdura.

    Esse é nosso Santa Cruz!

    Valeu galera!

  17. Gravatar 17
    Aluísio

    9 de julho de 2013 às 12:50
    APERTEM OS CINTOS, O PILOTO SUMIU!

    Novo na carreira, Sandro Barbosa diz se inspirar em técnicos consagrados

    Treinador do Santa Cruz explica que procura se aperfeiçoar na nova função, acompanhando colegas mais experientes em jogos pela televisão

    (fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santa-cruz/noticia/2013/07/novo-na-carreira-sandro-barbosa-diz-se-inspirar-em-tecnicos-consagrados.html)

  18. Gravatar 18
    ENIO AMORIM

    9 de julho de 2013 às 13:32
    Família Tricolor,

    “Ei, tira uma foto minha com minha latinha preferida – Robson” / “O mais solitário torcedor tricolor no Arruda é sempre uma multidão – Samarone” / ” Em 03/02/14 o Santa Cruz nasceu para viver eternamente – Não lembro o autor” são frases com a nossa cara.

    * Já perdi a conta das pisas que dei no LEÃO de PE, agora chegou a hora de meter a peia no LEÃO do CE.

    Saudações Tricolores !

  19. Gravatar 19
    Luis

    9 de julho de 2013 às 13:32
    Bela história realmente, são casos assim que me fazem crer que que a humanidade ainda tem jeito.
  20. Gravatar 20
    gustavo guedes

    9 de julho de 2013 às 13:45
    comovente a história. não sou torcedor do santa, sou carioca mas ando bem desgostoso com o flamemgo. não só pelo futebol, muito mais por administração. o futebol brasileiro todo está assim, por sinal. mas um caso desses é o que trazesperança ao futebol brasileiro. ver florescer nas novas gerações uma paixão dessa pelo futebol, e saber que ainda tem torcida no brasil que faz esse papel de encantar os novos torcedores… isso emociona, isso que é futebol de verdade… parabens a torcida
  21. Gravatar 21
    Julio Vila Nova

    9 de julho de 2013 às 16:10
    Uma beleza. Valeu, Esequias! Robson é pé quente!
  22. Gravatar 22
    Maiela Jr.

    9 de julho de 2013 às 16:21
    Valeu Inácio.

    Texto dukarai.

    Parabéns ao Robson.

    Só não pode ser esquecido.

    Ô LAPA !!!

  23. Gravatar 23
    Coralino

    9 de julho de 2013 às 17:45
    SIMPLESMENTE ! Parabéns !
    Fico feliz com a generosidade de algumas pessoas e ação.
    Não te conheço Pierre mas continua assim, cara !
  24. Gravatar 24
    Arnildo Ananias de Oliveira

    9 de julho de 2013 às 18:56
    VEJAM A OPINIÃO DE JUCA KFOURI:

    http://www.folhape.com.br/blogdeprimeira/?p=62972

    SAUDASANTA

  25. Gravatar 25
    Aluísio

    9 de julho de 2013 às 19:04
    E aí Sandro? O atleta vai ficar sem punição?

    Júnior Xuxa revela que não tem paciência para ver futebol na televisão

    Meia tricolor conta que não assiste jogo nem quando o treinador manda

    (http://www.pe.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/santa-cruz/2013/07/09/noticia_santa_cruz,25136/junior-xuxa-revela-que-nao-tem-paciencia-para-ver-futebol-na-televisao.shtml)

  26. Gravatar 26
    Fábio Belmino

    9 de julho de 2013 às 20:36
    narrativa massa, não conhecia esses fatos e fotos.
    Muito feliz pela paixão que o menino carrega e ao mesmo tempo triste em saber que sou parte de uma sociedade que permite esses flagelos sociais.
    Ah! se ao menos um diretor tivesse o brilho desse garoto.
    Como propor é livre: poderíamos sim, um grupo pequeno vislumbrarmos a possibilidade de conseguirmos colocar esse garoto em uma escola com qualidade, que infelizmente, não são as públicas.
  27. Gravatar 27
    Edvaldo Cardoso

    9 de julho de 2013 às 21:38
    Tem muitos outros Robson nas ruas precisando de ajuda, é só nós olharmos ao nosso redor. Vai aqui um desafio as torcidas organizadas, no lugar de pregarem violência façam um trabalho social e ajudem a recuperar crianças que vivem no mundo das drogas, valorizem a vida de uma criança carente, só dessa maneira estarão bem na fita. Graças a Deus que o Robson não entrou pelo caminho das drogas, mas outros não tiveram a mesma sorte. Santacruzenses unidos jamais serão vencidos!
  28. Gravatar 28
    Gleibson

    9 de julho de 2013 às 22:07
    Se alguem for fazer alguma coisa para esse garoto como doar alguma cesta basica para sua familia pode contar comigo meu email para contato gleibsondiniz@hotmail.com , cada dia que se passa mais me orgulho de ser Santa Cruz Futebol Clube.
  29. Gravatar 29
    Gonzaga Valença

    9 de julho de 2013 às 22:29
    Cada vez mais me orgulho de ser tricolor, pois somos uma verdadeira nação. Não temos ricos nem pobres, todos somos nobres. Enxergamos coisas que outros não enxergam. Somos dotados de gratidão, benevolência, e emoção muita emoção. Pierre nos deu mais um grande exemplo. Parabéns!
  30. Gravatar 30
    Chico Cobra

    10 de julho de 2013 às 1:02
    Porra, isso que é uma pessoa nobre. Parabéns Esequias!
  31. Gravatar 31
    Hélio Mattos

    10 de julho de 2013 às 4:07
    Que história!
    Quem tiver qualquer ideia ou iniciativa com relação ao Robson, pode contar com minha colaboração, até de forma mensal mesmo.
    Infelizmente não posso encabeçar nenhum movimento pois não moro mais em Recife.

    081-9219.3362, pode ligar.

    Sdções tricolores!

  32. Gravatar 32
    Gleibson

    10 de julho de 2013 às 7:44
    Hélio como falei no post anterior também quero ajudar esse garoto , quem tiver iniciativa de algum forma de ajudar o garoto pode contar comigo.
  33. Gravatar 33
    samarone

    10 de julho de 2013 às 9:03
    Valeu galera, pela ação com o garoto coral.
    Valeu França, por contar a história para a gente.
    Samarone
  34. Gravatar 34
    Flávio tricolor de Gravatá

    10 de julho de 2013 às 10:13
    .

    Beleza de história.

  35. Gravatar 35
    Flávio tricolor de Gravatá

    10 de julho de 2013 às 10:14
    .

    Algumas coisas não consigo entender, como um time que tem problemas financeiros como o nosso, ainda fica sendo penalizado com multas da CBF por atraso em entrar no gramado. Porque isso? O time concentra na cidade do jogo, chega no estádio mais de uma hora antes do início da partida. A diretoria precisa descontar dos responsáveis: Sandro e Ataíde.

    Dentro de campo o Santa não empolgou, em 180 minutos de futebol, apenas os 45 do primeiro tempo contra o CRB foi o que deu pra chegar num nível aceitável, em compensação os 45 minutos posteriores foram o auge da mediocridade.

    Nada contra Sandro, espero e torço demais pra que queime minha língua e aqui mesmo ou pessoalmente peça desculpas pela minha desconfiança, más acho que no nosso atual momento aposta no comando técnico não caberia, e Sandro é uma aposta.

    Só resta fazer minha parte, sábado vamos sair daqui de Gravatá com muitos Santacruzenses rumo ao Arruda, pra incentivar nosso Santa Cruz.

    Andar com fé eu vou a fé não costuma falhar!

  36. Gravatar 36
    Coral

    10 de julho de 2013 às 10:26
    Se vc é sócio e ainda não se cadastrou, faça agora.

    http://www.futebolmelhor.com.br/home

    A coisa ruim, cujo presidente faz pacto com entidades do mal e manda sacrificar animais, passou o Santa em numero de sócios. Ficamos meses à frente, inclusive na décima posição. Bastou eles passarem e a imprensa daqui já coloca eles como líderes do nordeste (vide matéria no blog vendido do jc).

  37. Gravatar 37
    Tadeu Patriota

    10 de julho de 2013 às 11:12
    A TOSA – TORCIDA SANTA ALAGOAS, tem a honra, o prazer e o privilégio de convidar seus integrantes e todos os torcedores corais em Maceió, para participarem de viagem para o Arruda, no próximo dia 13/07/2013 (sábado), com saída prevista para 06:30 horas, com ponto de partida no Alagoinhas (praia da Ponta Verde), para assistirem ao jogo entre Santa Cruz e Fortaleza. O retorno se dará logo após o jogo. O valor da passagem será de R$ 45,00, considerando uma quantidade de 14 passageiros. (Música ao vivo e DVDs, ar condicionado e muita alegria. Contatos com Douglas, fone: 99825119.

    Um abraço.
    Douglas Passo.

  38. Gravatar 38
    Coral de Timbauba

    10 de julho de 2013 às 13:14
    E o sofrimento vai continuar sábado, nosso ilustre treinador já anunciou o time: O mesmo de domingo! Meu DEUS…Ainda vamos ter que aturar Tozo lento como uma tartaruga, Sorriso alternando ruins e péssimos momentos, Tiago costa com a loucura e os cartões amarelos de sempre, CR7 só caindo e errando passes e por ai vai. Espero que pelo menos ele leve panda na reserva para dar uma chance a ele durante o jogo.
  39. Gravatar 39
    rubemjunior

    10 de julho de 2013 às 14:03
    O Santa Cruz ser multado por atrasos em início de partida é o fim da picada.

    Como disse um companheiro, essa multa deveriam ser descontado do SB e Ataide.

  40. Gravatar 40
    rubemjunior

    10 de julho de 2013 às 14:03
    Se SB fosse disciplinador e um treinador de verdade, convocava todos os jogadores e assistiriam juntos na frente de um telão, assim, até o SB aprenderia como joga o Fortaleza.
    Essa do SB mandar o cara assistir foi demais.
    Pega pelo braço e assisti junto, se não quiser, bota para fora.
    Por isso a necessidade de um treinador de verdade.
  41. Gravatar 41
    Chico A Mosca

    10 de julho de 2013 às 14:10
    Humilhação a vistas
    Sandro repete o mesmo time que entrou contra o Cuiabá, não vejo o porquê de ter que mudar, pois não houve nada de novo. Tiago Costa jogou aquele futebolzinho de terceira, o meia Raul é outro que jogou o de sempre, assim como os demais jogadores do time, então não há em se falar em mudanças.
    O que eu não entendo são as contratações que foram feitas, time sem dinheiro e contrataram vários jogadores para ficarem no banco, isso é coisa de dirigentes amadores ou mal intencionados.
    Pelo que noto tanto o Marcelo quanto esse Sandro gostam do enganador Sorriso. Ele e Tiago Costa estão bem abaixo da crítica. Eu, nesse jogo contra o Fortaleza entraria com Tiago Cardoso, Nininho, Renan Fonseca, Leandro Souza e lateral que veio do Campinense; Tozo, Sandro Manoel, Raul e Júnior Xuxa; Dênis Marques e Natan.
    Se o Santa Cruz jogar o mesmo futebol medíocre que jogou contra o Cuiabá, vamos mais uma vez sermos humilhados dentro do Arruda pelo fraco time do Fortaleza.
  42. Gravatar 42
    madson

    10 de julho de 2013 às 14:43
    bastava substituir TOZO,SORRISO E THIAGO COSTA

    TEM BANCO PRA ISSO

  43. Gravatar 43
    Arnildo Ananias de Oliveira

    10 de julho de 2013 às 14:57
    VALE À PENA OBSERVAR ISTO:

    1. Juca Kfouri;
    2. Lédio Carmona;
    3. Luiz Roberto (Bem Amigo):

    ÔÔÔ Pernambuco tem time pra torcer!

    http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/?p=85441

    SAUDASANTA

  44. Gravatar 44
    Fábio Belmino

    10 de julho de 2013 às 15:29
    Tozo, Tiago Costa e Leandro Souza não deveriam estar nem compondo elenco e Sorriso no banco.
    O Santa Cruz passa por dificuldade financeira, mas mesmo assim conseguiu realizar algumas boas contratações,todavia como a maioria não é chapa, brother ou macho de Sandro não estão tendo oportunidades.
  45. Gravatar 45
    tiagombp

    10 de julho de 2013 às 17:26
    Que texto emocionante, que história comovente! Parabéns Inácio, parabéns Esequias! Aliás, parabéns também pelo comentário: essa é justamente a questão, querem a todo custo transformar o futebol em negócio, mercadoria, produto, e os torcedores em consumidores. Já escrevi aqui e escrevo de novo: o Santa Cruz tem a obrigação de fazer jus a sua quase centenária vocação genuinamente popular, e ousar ser diferente, ousar encabeçar a resistência (e essa resistência não é quixotesca, como muitos podem pensar: os alemães estão lutando contra a “corporatização” do futebol por lá, muitos ingleses estão desgostosos com a Premier League). O Arruda tem que continuar sendo a casa do Povão, o refúgio dos excluídos das arenas da vida.
  46. Gravatar 46
    GESSICA TRICOLOR

    10 de julho de 2013 às 18:53
    UMA COBRA A PAREÇE NO TREINO DA COISA EA SUSTA TODO MUNDO KKKKKKKKKKKKK FONTE GLOBO ESPORTE ELA QUERIA MORDE TRAIDORES

    http://glo.bo/12oAjqx

  47. Gravatar 47
    madson

    10 de julho de 2013 às 19:09
    SANDRO TA FAZENDO TREINO SECRETO

    É DISCIPULO MESMO DE ZT

  48. Gravatar 48
    Luiz

    10 de julho de 2013 às 19:49
    Vamos lá galera encher o Arruda no sábado…Precisamos impor respeito nessa competição e nada melhor do que encher o estádio e ganhar do Fortaleza, mostrando a todos que o tricolor está dando a volta por cima e esse ano será forte candidato ao título …
  49. Gravatar 49
    Felipe Lins

    10 de julho de 2013 às 20:07
    To assistindo o jogo do bostaleza contra o Luverdense. Achei que o ataque do bostaleza tem alguns jogadores rápidos, já to vendo Tiago Costa e Tozo sendo expulsos. O time do Luverdense quando toca a bola com calma, consegue desorganizar a marcação da zaga do bostaleza.

    Se ninguém for expulso o ataque do santa acertar o pé, vamos vencer fácil, fácil.

  50. Gravatar 50
    Fábio Belmino

    10 de julho de 2013 às 20:48
    Fortaleza e Luverdense um joguinho morno e sem graça, porém mesmo assim ambos os times mostraram um futebolzinho melhor que o Santa Cruz…ao menos taticamente são melhorzinhos.
  51. Gravatar 51
    Aluísio

    10 de julho de 2013 às 21:41
    Sandro vai aplicar uma prova para ver quais jogadores assistiram à pelada Fortaleza x Luverdense. Vazou uma das questões:

    QUESTÃO 1 – O treinador do Fortaleza é Hélio:
    a – dos Santos
    b – do Céu
    c – dos Infernos
    d – dos Anjos
    e – Castro Neves

    Júnior Xuxa tás lascado!

  52. Gravatar 52
    Coral de Timbauba

    11 de julho de 2013 às 0:08
    foi isso que eu percebi também, todos os dois apesar de fracos, pelo menos marcam bem e não dão chutões! Para o que jogamos até aqui, fortaleza e luverdense estão acima em termos de grupo!
  53. Gravatar 53
    jathyles Miranda

    11 de julho de 2013 às 1:35
    Só num clube como o nosso pra uma história linda como essa acontecer !
  54. Gravatar 54
    Victor Fernandes

    11 de julho de 2013 às 8:53
    Que pelada ridicula! são 2 desgraças bostaleza e luverdense…Ta certo é Junior Xuxa não ter assistido.

    ÔÔÔ queremos treinador!

  55. Gravatar 55
    Paiva

    11 de julho de 2013 às 9:05
    Todos os times estão ganhando do rio branco fora de casa..
    Só quero ver o Santa!!!
  56. Gravatar 56
    Bruno

    11 de julho de 2013 às 9:38
    E do jeito que o anta não costuma ter sote nessas formas de tabela, o rio branco que hoje apanha pra todo mundo daqui que aconteça o nosso jogo contra eles, que ainda vai demorar um monte, não duvido que eles já tenham dado uma arrumada no time deles e pelo menos deixado o time bem mais complicado do que a baba que tá o time acreano neste momento.

    Sorte tá é com o fortaleza que esse inicio de série c só pegou mamata e se já não bastasse tá jogando contra o luverdense EM PLENA TERCEIRA FASE DA COPA DO BRASIL.

  57. Gravatar 57
    ENIO AMORIM

    11 de julho de 2013 às 9:46
    Tiago
    Nininho
    Leandro Souza
    Renan Fonseca
    Panda
    Sandro Manoel
    Dedé
    Xuxa
    Raul
    Renatinho
    Dênis Marques

    Esse é meu time !

  58. Gravatar 58
    Gilson Moraes Junior

    11 de julho de 2013 às 10:50
    Essa é minha revolta

    O CRB jogou 3 partidas e até agora só ganhou do Santa. Perdeu as outras 2

    Tenho medo de Brasiliense e Rio Branco, pois estes não ganharam de ninguém.

  59. Gravatar 59
    Thales

    11 de julho de 2013 às 11:05
    Alguma excursão saindo de João Pessoa para assistir ao jogo sábado no Arruda?
  60. Gravatar 60
    Arnildo Ananias de Oliveira

    11 de julho de 2013 às 11:21
    ÊNIO AMORIM,

    meu time seria + ou – este só q com o NATAN no lugar do Renatinho e o ÉVERTON SENA no lugar do Renan ou do Leandro.

    SAUDASANTA

  61. Gravatar 61
    Weiny Cabral

    11 de julho de 2013 às 14:04
    emocionadíssimo !!! maravilha de história.
  62. Gravatar 62
    Yuri Duarte

    11 de julho de 2013 às 14:26
    ATENÇÃO DIRETORIA!
    Olha a postura da diretoria do Sampaio:

    Jornal O Progresso – Imperatriz/MA
    Sem transmissão
    Se depender do presidente do Sampaio, Sérgio Frota, não haverá mais transmissões dos jogos do Tricolor na Série C pela TV Brasil. Frota vai enviar um documento à direção da emissora. Dois são os motivos. O primeiro porque os jogos estavam sendo transmitidos também para São Luís e prejudicando a renda. O segundo porque a Confederação Brasileira de Futebol enviou expediente à diretoria boliviana de que não vai pagar as cotas de transmissão pela TV, porque já paga viagem, estadia e alimentação do clube.

    link: http://oprogressonet.com/coluna/diaria/14751/linha-de-fundo-dema-de-oliveira/

    Se eles não querem pagar pela transmissão, não somos obrigados a ceder as imagens de graça. Claro que, por um lado, é bom para o próprio Santa e principalmente para os nossos patrocinadores, que têm mais exposição, porém precisamos nos impor também. Pra mim ia ser uma merda, pois estou fora de Pernambuco, mas prefiro ouvir pela rádio e saber que o estádio está cheio como nos anos anteriores, pois muita gente deixa de ir por causa das transmissões para Recife.

  63. Gravatar 63
    Fábio Belmino

    11 de julho de 2013 às 15:29
    arnildo 54

    bingo!
    o meu tb
    com a certeza de Sena no lugar do débil L. souza

  64. Gravatar 64
    Arnildo Ananias de Oliveira

    11 de julho de 2013 às 19:28
    AI Q SAUDADES DOS CAMPEONATOS BRASILEIROS (Leia-se SÉRIE A)!

    ESTATÍSTICA de TODOS OS 8 JOGOS:6 vitórias, 2 empates, 1 derrota

    26/10/2006 Santa Cruz 0 X 1 Fortaleza
    16/07/2006 Fortaleza 1 X 4 Santa Cruz
    20/10/1993 Santa Cruz 1 X 1 Fortaleza
    15/09/1993 Fortaleza 1 X 2 Santa Cruz
    05/10/1986 Santa Cruz 3 X 2 Fortaleza
    07/02/1981 Santa Cruz 2 X 1 Fortaleza
    08/06/1974 Santa Cruz 0 X 0 Fortaleza
    02/02/1974 Fortaleza 2 X 3 Santa Cruz

    SAUDASANTA

  65. Gravatar 65
    Arnildo Ananias de Oliveira

    11 de julho de 2013 às 21:33
    ACHO Q AS TRANSMISSÕES DEVERIAM SER PEREMPTORIAMENTE VETADAS APENAS PARA AS PRAÇAS ONDE OS JOGOS SEJAM REALIZADOS.

    Afinal, privar quem está longe de assistir os jogos do seu time de coração é doze.

    É o q penso.

    SAUDASANDA

">