Reflexões sobre autoritários e omissos
por Inácio França
Fábio Melo Silva é conselheiro do Santa Cruz Futebol Clube e, honrando seus compromissos, na quarta-feira dia 18 de janeiro quitou suas anuidades como sócio-contribuinte e conselheiro, deixando na tesouraria dois cheques no valor total de R$ 424,00. Na mesma semana, exercendo o direito de crítica e a liberdade de expressão asseguradas pela Constituição de 1988 e pelo Estado de Direito, fez algumas críticas contra o aumento das mensalidades do clube numa página de torcedores do Santa Cruz no Orkut (para quem não sabe, trata-se de um site de comunidades da Internet).
Dias depois, para ser mais preciso no domingo, 22 de janeiro, estava descansando em Porto de Galinhas com a família quando recebeu uma ligação a cobrar. Isso mesmo, a cobrar. Segundo Fábio nos contou num mensagem enviada por e-mail, decidiu atender porque trabalha numa empresa de segurança e poderia se tratar de uma emergência. “Pra minha surpresa era do Santa Cruz, do departamento administrativo, informando que meu cheque referente ao pagamento da mensalidade de conselheiro do mes de janeiro, estava na recepção, pois a diretoria tinha decido pela minha expulsão”.
O motivo alegado: as mensagens críticas deixadas no Orkut. O resultado é que Fábio nos comunicou que iria hoje ao Arruda pegar os dois cheques, e, num desabafo nos antecipou: “Enquanto esta diretoria estiver no comando, não coloco um único centavo na Santa Cruz. É uma falta total de profissionalismo desses grandes administradores”.
Desde o instante em que o Blog do Santinha recebeu a mensagem de Fábio, de quem nunca tinha ouvido falar, estou tentando encontrar uma forma de tratar desse assunto sem cair na armadilha do açodamento, das ofensas e achincalhe. Assim, creio que o único modo de iniciar essa reflexão é entender que o Santa Cruz, mais do que problemas típicos da atividade esportiva como a negociação de um jogador ou uma posição desconfortável na tabela, vive hoje um grave problema político a ser enfrentado.
O episódio da expulsão de Fábio deve servir como alavanca para uma série de ações a serem tomadas por quem compreende o clube como patrimônio da torcida, não como negócio privado de um clã e alguns poucos seguidores sem poder de voz ou veto.
Não tenho o estatuto do clube em mãos, mas a expulsão de um integrante do Conselho Deliberativo por parte da diretoria eleita e fiscalizada por esse mesmo Conselho seria, no mínimo, impossível caso os dirigentes em questão não convivessem há tanto tempo com a impunidade e a omissão quase criminosa de torcedores como nós.
Passou o tempo de repetir histórias de desmandos e reclamar da cumplicidade remumerada dos radialistas. Precisamos romper nossa inércia cúmplice e nos organizarmos para a ação, que pode acontecer no campo jurídico, inicialmente por meio de consultas junto ao Ministério Público, e outras intervenções políticas e jurídicas.
A suposta oposição, capitaneada pela falecida ou inerte Confraria Ninho da Cobra, não está isenta de críticas, afinal todas as suas atividades se limitaram ao período eleitoral, sendo diluídas e esvaziadas logo nas primeiras vitórias do Estadual-2005. O silêncio e inação dos confrades eram (ou são) justificados pelo “medo” de ser mal interpretados pela torcida. Frequentadores de camarotes, desconhecem os verdadeiros ânimos da massa tricolor.
Mesmo sem saber a fórmula ou os mecanismos para a ação, o Blog do Santinha abre espaço, desde já, para quem se coloca contra o autoritarismo, o pensamento único e a favor da transparência e do Santa Cruz para todos os tricolores.







Patu Tricolor
24 de janeiro de 2006 às 15:26
Caros amigos do blog,
por fazer parte da comunidade em questão, venho aqui manifestar a minha profunda irritação com essa palhaçada promovida pela direção tricolor.
Além de extremamente amadora, ela conseguiu produzir um aversão ao clube que eu nunca imaginei.
É ridículo o que nossos cartolas estão fazendo.
Como alguns sabem, moro em São paulo e estou tentando pagar as minhas mensalidades de sócio do TRI. Após contato telefônico e via e-mail, descobri que:
01- Não existe previsão de se enviar o meu carnê para a residência dos meus pais em Recife (endereço oficial da minha associação já que não pude utilizar me endereço de São Paulo)
02- O Santa Cruz Futebol Clube não pode me enviar o carnê diretamente a Sampa, mesmo eu assumindo os custos de envio.
03- Não existe como me mandar um boleto eletrõnico através do e-mail, constando um código de barras.
Que porra de direção é essa que, além de não fazer nada em prol do associado, ainda expulsa um conselheiro pelo fato do mesmo tê-la criticado?
Que direção é essa que aumenta o valor das mensalidades sem promover nenhuma melhoria ou ao menos justificar esse ato?
Seria a mesma direção que nunca presta contas? Seria a mesma que promoveu a maior balburdia eleitoral da qual se tem notícia?
Por favor me respondam
Anonymous
24 de janeiro de 2006 às 15:27
Seria a mesma direção que cobra “apenas” 7 e 14 reais para assistir a um jogo no Arruda?
Tricolor-RJ
24 de janeiro de 2006 às 15:34
Sugiro para início de conversa, que um grupo de sócios em dia entre com uma ação judicial, para que o clube preste contas mensalmente, informando quantidade de sócios em dia e valor arrecadado referente ao respectivo mês. Sendo deferido o pedido (creio que é direito líquido e certo), fica mais difícil deles armarem de novo aquela palhaçada da última eleição. Agora pergunto cadê o ninho de cobras que nem uma medida básica dessa tomou até o presente momento? Vai novamente esperar o mês da eleição para isso???
Pablo DF
24 de janeiro de 2006 às 15:38
Esta diretoria precisa saber que, eles passam, más, o santinha é pra sempre. É uma pena eu não estar ai em Recife para, junto com muitos outros tricolores, comprar esta briga com estes cartolinhas de M…., eles pelo menos podiam pegar umas aulas com Eurico Miranda para aprenderem a ser cartolas de verdades. Pois, engana mais tem um time várias vezes campeão brasileiro.
Anonymous
24 de janeiro de 2006 às 15:56
falar aqui e ali é mauito bom.
deixem de falar e vão a luta.
tantos admiradores, e na hora do vamo ver só ficam nas críticas.
já falei antes e agora repito, peçam a prestação de contas pra essa diretoria; o clube é público e eles tem a obrigação de revelar o que lhe é requerido.
eu já trabalho contra as arbitrariedades dos cartolas e vcs o que esperam?
todos nós sabemos que não é de hj, casos tão ou piores já aconteceram, a imoralidade é presente mas a inércia dos pacatos torcedores é ainda maior.
Anonymous
24 de janeiro de 2006 às 16:05
Bem moro em SP, acho que o Tricolor aí de cima que fala do RJ, tirou as palavras da minha boca. Um grupo de sócios em dia deve entrar na justiça obrigando a diretoria a prestar contas mensalmente. Informando a arrecadação e os gastos, quantidade de sócios ativos e inativos e contabilizar quanto tem em caixa, dívidas do mês, etc.
Com uma diretoria amadora como essa infelizmente não duramemos muito na 1ª divisão, foi por causa dela que amargamos árduos anos na segundona.
Cobrar R$ 14,00 numa quarta-feira de noite para ver o SANTA CRUZ contra um time do interior? Façam-me o favor, gente o que é isso? Imaginem quando estivermos no BRASILEIRO? Quanto será o preço? R$ 20,00 ou 30,00?
Ao invés de chamar a torcida para junto de si e crescer ela espanta todo mundo, o resultado disso é a foto que vemos acima da matéria, arquibancadas vazias.
Como já mencionei moro em SP há 10 anos aqui sou simpatizante do SPFC que vai jogar amanhã no Morumbi contra o Juventus as 16hs e colocou o ingresso no valor R$ 5,00 preço único. Viram só a diferença? Não quero menospresar o futebol pernambucano pois amo meu estado e sou torcedor fanático do Santa, mas viram só a diferença? Campeonato Paulista Série A-1, o SPFC tricampeão do mundo com vários craques em campo contra o Juventus de Viola por R$ 5,00 e Santa Cruz e Vitória por R$14,00, é uma diferença gritante.
almirmisterius@ig.com.br
O ANALISTA - DF
24 de janeiro de 2006 às 17:03
Calma Pessoal,
Já tá tudo resolvido. Hoje a noite, me encontrarei com um dos editores deste blog, o enviado especial Samarone, que encontra-se pagando promessa aqui no DF. Nesta reunião abordaremos diversos assuntos de interesse do SANTA. O principal deles, diz respeito a contratação de um Exorcista de renome intergalácteo, com o objetivo de expulsar o demônio das Repúblicas Independentes do Arruda. Não vejo outra saída. SAI DESTE CORPO QUE ELE NÃO TE PERTENCE MAIS!!! XÔ SANTANÁS!!! XÔ SANTANÁS!!!
#Pablo, cadê você rapá? Vê se me liga no - 9126 8384. Como já disse acima, o Samarone encontra-se no DF e poderíamos realizar um ritual Régio-Etílico, lá no Bar Raízes. Aguardo contato urgente meu véi.
SAUDAÇÕES TRICOLORES!!!!!!!!!!!!!!
samarone lima
24 de janeiro de 2006 às 17:34
Aqui de Brasília, gostaria de cumprimentar o meu amigo Inácio França, que toca este Blog do Santinha desde agosto de 2006. O texto sobre o episódio da expulsão de um tricolor, prima pela reflexão cuidadosa, a crítica sem ofensas e o sentimento de que devemos pensar o clube ao longo do ano, não somente no período das eleições.
Estava conversando com um amigo outro dia, ele torce pela Barbie, mas tem gente da família que conhece as entranhas do clube. Ele resumiu a conversa sobre o Santa com a seguinte frase:
“Tudo bem que o Santa é grande e a torcida é de massa, mas não sei até quando o clube vai aguentar”.
Um abraço,
samarone
ps. uma pergunta: a imprensa de Pernambuco repercutiu o episódio, que fere o direito de livre expressão?
Luís Oliveira
24 de janeiro de 2006 às 18:23
Amigos,
Esta história de expulsão de um conselheiro do Clube, que contribui em dia para custear suas despesas, é de assustar! Agora, o sócio tricolor não serve mais nem para colocor dinheiro em caixa. Assim não dá! Sugiro que os amigos que acompanham o blog e as demais comunidades tricolores na internet se reunam e tracem estratégia para cobrar efetivamente o q se faz neste clube.
Não podemos deixar que a grande oportunidade de voltar à série A seja somente um mero estágio de 1 ano!
Vou pegar o estatuto do clube para ver nossos direitos enquanto sócios! Mas acho q os tricolores deveriam formar uma chapa independente este ano, nem q seja para ser o anti-candidato! Inácio presidente e Samarone vice!
saudações,
Luís Oliveira
Inácio Franca/Samarone Lima
24 de janeiro de 2006 às 20:42
Sou sócio contribuinte, estou em dia. Gostaria muito de juntar-me a outros em igual condição para dsicutirmos ações concretas de natureza política e/ou jurídica. Tenho sugestões e gostaria de trocar opiniões. Só coloco uma condição: objetividade, pois as reuniões da Ninho da Cobra me cansaram. Ah, não tenho qualquer pretensão política dentro ou fora do clube.
Inácio França
Anonymous
24 de janeiro de 2006 às 21:53
Amigos,
Vou derramar meu ceticismo em relação às possibilidades de moralizar o Santa Cruz.
Não acredito que conseguiremos isso nos próximos 10 anos! Não é um problema do Santinha apenas, o futebol brasileiro é um dos antros do nosso atraso e corrupção. Em 2000, não lembro agora, um grupo de jovens torcedores foi convidado para entrar no conselho do Santa Cruz. Eu estava nesse grupo. Foi uma das experiências mais decepcionantes da minha vida. A desorganização na administração do Santa Cruz é uma coisa mais que vergonhosa, acredite. A gota d´água foi ver um muito impoluto advogado - não foi aqui dizer seu nome - defeder a “aprovação política” das contas da administração Jonas Alvarenga no conselho, quando NUNCA o presidente entregou NENHUMA prestação de contas. Como assim, “aprovação política” de algo que está no estatuto?
Simplesmente, não acredito em nada que venha de qualquer direção. “Hay direção no Santa Cruz? Soy contra!”, e ponto final!
Meu nome é Cláudio Machado, torço para o Santa e meu filho de 3 anos também. Podem me expulsar preventivamente, mas não vão conseguir
me proibir de torçer pelo Santinha!
Anonymous
24 de janeiro de 2006 às 22:02
Samarone, Laércio e Analista-DF,
Onde vamos assistir o jogo amanhã? O point é o Raízes, na Asa Norte?
Vou chamar também Eduardo, meu irmão, e Fábio Santa Cruz.
Abraço,
Cacau.
Eduardo Jorge
24 de janeiro de 2006 às 22:04
Nobres, boa noite!
Patu tricolor, e o pior é a justiça, que tem uma ação para ser resolvida e nada faz. O que fazer se nem na justiça podemos acreditar?
Inácio tô contigo e não abro. Temos que fazer alguma coisa e urgente. Vamos mostrar pra esses FDPs a nossa força. A MASSA UNIDA JAMAIS SERÁ VENCIDA!
Eduardo Jorge
24 de janeiro de 2006 às 22:09
Caro Cláudio Machado, por acaso o adv foi o Gil Teobaldo?
Inácio Franca/Samarone Lima
24 de janeiro de 2006 às 23:31
Vamos marcar uma reunião, uma primeira conversa?
Inácio França
Aderval Barros
25 de janeiro de 2006 às 0:46
Por favor mandem um email pra mim, resumido, com o seguinte título: EXPULSÃO DE CONSELHEIRO NO SANTA CRUZ, me explicando o fato. É preciso que este chegue antes das 13 horas, pra que a matéria entre no programa ” O ASSUNTO É, 2º TEMPO”, da Rádio Jornal.
Enviar email para:
aderval@radiojornal.com.br
OBS.: É preciso esperar uma resposta eletrônica do email da rádio e confirmar o envio, ok?
Desde já agradeço,
Aderval Barros.
Saulo Moreira
25 de janeiro de 2006 às 6:10
Alguma medida jurídica foi tomada por parte de Fábio e/ou outro(s) grupo(s) de torcedores?!?!
Alex dos Anjos
25 de janeiro de 2006 às 6:54
Nobre Inácio, tudo bem?
Temos que fazer alguma coisa, não podemos ficar de braços cruzados. Chega. Mais tarde ligo para vc. Ok?
Abraços, Alex dos Anjos.
Edgar Assis
25 de janeiro de 2006 às 7:52
Inácio/Samarone: sou frequentador assíduo do Clube / Blog / Sede / Piscina… tudo que que se refere ao SANTINHA. Venho e deixo críticas aqui todos os dias. Além do mais sou sócio Patrimonial e nunca tinha visto/lido/ouvido uma coisa dessas. É o fim ! decidí que não vou mais críticar (virtualmente)… quem não é sócio… Romerito Jatobá, família Neves, dinheiro de renda, quadro de sócio, condições precárias para nossa torcida, preço de ingresso…
Inácio, se quiserem marcar reunião semanal, quinzenal, mensal … para tratar de assuntos do nosso SANTINHA, podem contar comigo. Sou contador e sei que existem outros profissionais que são tão quão indignados quanto eu e querem dar outros tipos de contribuição contra a atual situação que vive hoje o Santa Cruz F.C.
Vamos deixar de criticar virtualmente e vamos entrar na realidade. Junte advogados, outros contadores, jornalistas, médicos, funcionários públicos, desempregados… a porra a 4 e vamos nos organizar. Deixo uma frase de um ilustríssimo tricolor que não está mais conosco:
” E com o bucho mais cheio, comecei a pensar que eu me organizando, posso desorganizar e eu desorganizando posso me organizar ” …
” Um passo à frente e nós não estaremos mais no mesmo lugar ”
PS: Usa aquela tua mala direta, acrescenta mais pessoas, o Próprio Aderval Barros, pra acompanhar e colocar na mídia e vamos nos encontrar pra pelo menos, marcar manifestação… faixa de protesto… medidas jurídicas…
Vai aí minha sugestão.
SAUDAÇÕES TRICOLORES !!!!
Júlio César Fabrício
25 de janeiro de 2006 às 8:32
Inácio, pode contar comigo, é só marcar a data que comparecerei nas reuniões sim. Não podemos deixar o Santa Cruz definhar cada vez mais, vamos procurar as vias legais, não é possível que continue desse jeito. O povo pernambucano sempre foi sinônimo de luta, se podemos fazer alguma coisa temos que lutar em prol daqueles que reclamam e não podem fazer nada…
Júlio César Fabrício
25 de janeiro de 2006 às 9:15
Chegou o momento então, essa foi demais!!! Confesso que eu acreditava na atual gestão do Santa Cruz, mas com o passar do tempo fui enxergando as coisas como realmente são, quanta ingenuidade a minha!!! O Blog do Santinha abriu meus olhos sobre muitas coisas, vi que não podemos só torcer pelo nosso clube em dias de jogo, precisamos respirá-lo em nosso dia-a-dia, precisamos que a nossa equipe esteja sempre bem para podermos estudar, trabalhar, ficar bem com a família, essa é a realidade do povo brasileiro. Não vamos deixar que esse pessoal que vem infectando o nosso Santa Cruz durante décadas acabar com nossos sonhos e expectativas, ação imediata já!!! Inácio, quando começaremos a nos fortalecer para começar a agirmos??? Quais as primeiras medidas, Não podemos só ficar trocando e-mails e mensagens no blog, o tempo é curto, a primeira divisão está aí, se continuar assim até o pernambucano nós iremos perder, o povão tá sumindo do Arruda, vocês vão ver como o público vai ser fraco hoje, eu estarei lá nas arquibancadas protestando e fazendo boca a boca, não abandono o meu time nunca!!!
Inácio Franca/Samarone Lima
25 de janeiro de 2006 às 11:05
Boa gente,
Proponho aguardarmos o desenrolar dos acontecimentos ao longo do dia, mas estou pensando numa conversa inicial, bate-papo mesmo, só para encaminhar uma primeira troca de idéias na próxima terça-feira, 31 de janeiro. Não sei qual o local. Alguma sugestão? Posso conseguir o auditório do Sindicato dos Jornalistas.
Inácio França
Anonymous
25 de janeiro de 2006 às 11:16
Marquem a data e estarei lá!
Faço parte da ATASC, Associação de Torcedores e Amigos do Santa Cruz, organização que está sendo criada sem fins políticos e financeiros que tem como objetivo desenvolver o patrimônio do Santa Cruz. A ATASC não possui esse compromisso, ela foi criada porque queremos investir no Santa e saber como o dinheiro está sendo investido, mas não impede que nós como torcedores e sócios não possamos nos organizar e cobrar: responsabilidade e transparência!
Vamos fazer valer nossos direitos!
Divulguem a data e podem esperar por um grande número de pessoas motivadas a mudar a gestão do Santa!
Paulo Fonseca
9656-6582
Zeca
25 de janeiro de 2006 às 11:28
Inácio,
parabéns pelo texto. Muito equilibrado!
Alguém mandou o e-mail para Aderval?
Saudações tricolores!
Anonymous
25 de janeiro de 2006 às 12:00
Para quem se interessar, estaremos no bar do Galvão que fica na sede. Podemos conversar a respeito.
Paulo Fonseca
Anonymous
25 de janeiro de 2006 às 12:00
Para quem se interessar, estaremos no bar do Galvão que fica na sede. Podemos conversar a respeito.
as 19:30
Paulo Fonseca
Anonymous
25 de janeiro de 2006 às 12:01
hoje no jogo contra o vitória!
Luís Neto
25 de janeiro de 2006 às 12:15
Senhores, é pertineete a reclamação do nosso colega conselheiro R$900,00 ??? para um conselheiro ??? temos que nos preocupar sim, com o ingresso dos jogos, nossa torcida é de massa, temos que criar uma opção popular. Sou sócio e não votei na atual diretoria, mas td na vida se mede por resultados. Não podemos jogar contra nosso amado santinha nas vésperas de uma decisão. Com relação a confraria foi de grande valia ela está calada no momento decisivo da segundona, só ajudou. Por favor não vamos jogar contra. è importante estes encontros p/ trocar idéias e sugerir mudanças.
Luís neto
Luís Neto
25 de janeiro de 2006 às 12:15
Senhores, é pertineete a reclamação do nosso colega conselheiro R$900,00 ??? para um conselheiro ??? temos que nos preocupar sim, com o ingresso dos jogos, nossa torcida é de massa, temos que criar uma opção popular. Sou sócio e não votei na atual diretoria, mas td na vida se mede por resultados. Não podemos jogar contra nosso amado santinha nas vésperas de uma decisão. Com relação a confraria foi de grande valia ela está calada no momento decisivo da segundona, só ajudou. Por favor não vamos jogar contra. è importante estes encontros p/ trocar idéias e sugerir mudanças.
Luís neto
Luís Oliveira
25 de janeiro de 2006 às 13:04
Pessoal,
Tambem estou disposto a participar de qualquer grupo de pessoas sérias q estejam dispostas a dedicar seu tempo em favor de nossa querida agremiação. Sei q a situação politica do clube nunca foi das mais limpas. A cultura do futebol no Brasil tb n. Mas nem por isso temos o direito de nos omitir.
Pequenas providencias podem ser tomadas e dependem da ação dos homens de bem.
Amigos Inácio e Samarone, nao pensem q estava de sacanagem quando falei sobre a possibilidade de uma chapa com seus nomes. Sem brincadeiras com um assunto tao sério. Apenas manifestei a necessidade q temos de ter uma oposicao vigilante e se n der para ter a diretoria, q tenhamos o anti-candidato.
Muita gente boa ja passou pela diretoria do Santa. Gente de boa-fe e amor pela instituicao. Pq deixar ficar apenas os cabra safados????
Estou disposto a comparecer à reuniao do dia 31/01, mas q ela seja objetiva e produtiva.
abs,
Luís Oliveira
lulaoliveira@uol.com.br
Edgar Assis
25 de janeiro de 2006 às 14:06
Também estou disposto a comparecer no dia marcado.
SAUDAÇÕES TRICOLORES !!!
Anonymous
25 de janeiro de 2006 às 14:33
Luís Neto,
se posicionar contra a diretoria, qualquer uma, não é jogar contra. Joga contra o clube quem rouba o clube. Quem afasta os torcedores joga contra.
Se for pra “sugerir mudanças”não contem comigo. O importante é encontrar um meio de lutar contra essas pessoas que fingen dirigir o Santa Cruz.
Baltazar Teixeira
Bosco Filho
25 de janeiro de 2006 às 17:02
Luis Neto, vc tem nome de grande goleiro, mas espero que seja só coincidência. Caso contrário, vc acabou de perder um fã. que sentiu o que é ser tricolor pela primeira vez em 83.
amigos, para mim, o protesto tem que ser duro. não dá praficar nessa de pagar preço “baratinho” de ingresso, continuar pagando uma mensalidade sem saber pra onde vai nosso suado dinheirinho. Continuar pagando é tudo que esses crápulas que dirigem o time quererm que a toercida faça. eles não estão nem aí para críticas. sugiro: todos os sócios parem de pagar. ninguém, ou disse ninguém, vá aos jogos. a torcida se concentra na porta e não entra. talvez se o dinheiro sumir esses caras sumam junto.
quanto ao fato de jogar contra, não me ligo, é melhor a gente se fuder agora mas sair grande do que continuar empurrando a situação com a barriga que se fuder mais tarde, quando será tarde demais.
em tempo, sou sócio e não pago. só voltarei a pagar quando eu souber onde e como o meu dinheiro é gasto.
Luís Neto
25 de janeiro de 2006 às 17:33
Mais uma vez, concordo quanto a prestação de contas, as cobranças. Mas esse negocio de sofrer, levar gozação não dá. Ficamos 10 ANOS sem ganhar títulos, com uma divisão interna imensa, se adotarmos esta postura de briga iremos ficar um bom tempo sem ganhar, ou seja, não leva a nada. Lembro que lugar de tricolor é no arruda, apoiando o time e se for o caso criticando a diretoria. Eu pago o sócio p/ criticar e poder votar, estarei hj no mundão. RUMO A TOQUIO.
Luís Neto
Luís Neto
25 de janeiro de 2006 às 17:33
Mais uma vez, concordo quanto a prestação de contas, as cobranças. Mas esse negocio de sofrer, levar gozação não dá. Ficamos 10 ANOS sem ganhar títulos, com uma divisão interna imensa, se adotarmos esta postura de briga iremos ficar um bom tempo sem ganhar, ou seja, não leva a nada. Lembro que lugar de tricolor é no arruda, apoiando o time e se for o caso criticando a diretoria. Eu pago o sócio p/ criticar e poder votar, estarei hj no mundão. RUMO A TOQUIO.
Luís Neto
Luís Neto
25 de janeiro de 2006 às 17:33
Mais uma vez, concordo quanto a prestação de contas, as cobranças. Mas esse negocio de sofrer, levar gozação não dá. Ficamos 10 ANOS sem ganhar títulos, com uma divisão interna imensa, se adotarmos esta postura de briga iremos ficar um bom tempo sem ganhar, ou seja, não leva a nada. Lembro que lugar de tricolor é no arruda, apoiando o time e se for o caso criticando a diretoria. Eu pago o sócio p/ criticar e poder votar, estarei hj no mundão. RUMO A TOQUIO.
Luís Neto
Luís Neto
25 de janeiro de 2006 às 17:44
Sou apenas um torcedor.
Luís Neto
Bosco Filho
26 de janeiro de 2006 às 2:14
ainda bem…
cara, entenda que desde 1914 os diretores do Santa fazem tudo para acabar com o time. ele dura de pirraça. mas um dia eles vão conseguir
Anonymous
26 de janeiro de 2006 às 17:01
Essas denúncias são muito sérias. É foda ver o santinha assim. A gente acaba se fudendo por causa dessas merdas. Quendo é que tem reunião do conselho?! Todo mundo pode participar? Como é essa parada?
Sergio Travassos
27 de janeiro de 2006 às 7:41
q bom q vc voltou do merecido descanso. meu caro, já conversamos sobre isso algum tempo atrás. foi essa revolta q me fez criar o grupo “revolução tricolor”, há alguns anos atrás. este grupo q, depois, se dividiu em Confraria Ninho das Cobras ( p as elites) e outros pequenos grupos ( do povão). pois b. há anos q tento formar um grupo de pessoas inteligentes p assumirmos o arruda. devolvê-lo ao povo, à massa coral, horizontalizar as decisões. me ponho à disposição p, mais efetivamente, organizarmos atos e um pedido ao ministério público, p q seja feita uma devassa nas contas e na politicagem feita hj em dia por esta diretoria. é inadmissível na termos mais o futsal, q sempre fora celeiro de craques, ou outros desportos amadores, como remo, basquete, natação, bicicross, ciclismo, botão, todos angariaram títulos p o santinha. e mais, angariaram torcedores mirins. e o futebol amador, heim?! e o CT, bem localizado p conseguir atrair a juventude pobre, está um lixo. descaso total. p q o santa, quando esta turba assumiu, tratou logo de extinguir o marketing e centralizar poderes? c um estádio q temos, deveríamos ser inteligentes e atrair investimentos, como o q o atlético PR fechou. poderíamos trazer shows, etc. e o nosso museu? mais parece um mausoléu.
bruno carvalho
27 de janeiro de 2006 às 20:37
Favor contactar comigo para agendar uma reuniao com alguns mebros da diretoria coral interessados no bem maior do santinha. O clima esta muito pesado e as coisas estao indo demais para o lado pessoal.
Saudacoes tricolores!
Bruno Carvalho
urobrunoaer@hotmail.com
f 9090.99757974
Blog do Santinha » 2006: O ano que acabou em 1 de dezembro!
25 de dezembro de 2006 às 14:51
[...] O texto completo, com os comentários dos leitores, pode ser acessado em: Reflexões sobre autoritários e omissos [...]